O crescimento que sua empresa precisa
19/06/2019
De modo geral, controladoria e finanças estão inter-relacionados, o que agrega eficiência, lucratividade, produtividade e redução de custos. Ao mesmo tempo, o processo decisório é simplificado, porque os dados estão disponíveis e são analisados de maneira precisa antes de definir o melhor rumo a seguir.
A controladoria é uma função composta por diferentes atividades, que trabalham com métodos de administração, contabilidade e outras áreas. Sua finalidade é otimizar a gestão empresarial a partir de planejamento, execução e controle para subsidiar as tomadas de decisão acertadas.
Esse setor deve gerenciar e analisar atividades em curto e longo prazos, além de consertar erros executados e aumentar as chances de acerto.
Por isso, o trabalho vai além dos aspectos burocráticos, como cálculo e controle financeiro e de custos operacionais, contratação de colaboradores, compra de materiais ou monitoramento das finanças.
Na verdade, oferece uma visão sistêmica, que abrange o conhecimento da cadeia de valor da organização e do mercado. Diante desse contexto, as principais funções dessa área são:
-desenvolver, manter e sistematizar planos operacionais condizentes com os objetivos organizacionais, isto é, que estejam relacionados à missão da companhia;
-organizar, avaliar e compreender os dados coletados a fim de tomar decisões mais acertadas e gerar as demonstrações exigidas por stakeholders;
-atualizar custos gerenciais do negócio para que as informações se mantenham seguras e sirvam de base para o controle da empresa;
-supervisionar impostos e manter um relacionamento com auditores externos e internos, ao mesmo tempo que monitora as funções de tesouraria.
Mais que esses propósitos, há outras funções adicionais que podem ser agregadas pelos profissionais de controladoria. Entre elas estão:
-gestão da cobertura de seguros;
-condução de ofertas públicas de títulos;
-tratamento com possíveis investidores e credores;
-delimitação dos valores de crédito dos clientes;
-gerenciamento dos investimentos da empresa.
Quando finanças e controladoria estão interligadas, o resultado é o aumento da competitividade da organização, com melhorias na produtividade, eficiência e lucratividade. Quer se especializar na área e fortalecer seus diferenciais? Então garanta sua vaga no curso de MBA EM FINANÇAS E CONTROLADORIA do Valor Humano. Inscrições abertas por tempo limitado!
FONTE: https://blog.inepadconsulting.com.br/controladoria-e-financas-na-gestao-empresarial/
![Voltar](img/bt-voltar.png)