Seu dia pode mudar com a CNV
20/07/2022
Se recorda de reuniões de trabalho em que se frustrou ou percebeu algum colega irritado após a conversa? Quando uma mensagem é passada de forma errada ou com mau tom, pode dar início a um conflito. Na Comunicação Não Violenta, ou CNV, existem técnicas para evitar esse tipo de situação, e se transformar profissionalmente.
Baseada na consciência das necessidades do próximo, a Comunicação Não Violenta tem a simples finalidade de criar diálogo sem agredir ou ofender verbalmente um colega. Desenvolvida pelo psicólogo Marshall B. Rosenberg, essa habilidade fortalece as relações humanas. Segundo o autor, as “palavras, em vez de serem reações repetitivas e automáticas, tornam-se respostas conscientes, firmemente baseadas na consciência do que estamos percebendo, sentindo e desejando.”
Em ambientes diversos, a CNV nos leva a refletir sobre necessidades, cria empatia entre as pessoas e evita conflitos. Além disso, ela abre portas para a resolução de conflitos, por mais antigos que sejam.
Uma comunicação não violenta pode ser desenvolvida no trabalho, em casa ou até no ambiente social. Entretanto, é preciso identificar antes as práticas de comunicação violenta e como elas estão facilmente inseridas nas conversas cotidianas.
O tema CNV é tão relevante que se tornou matéria na grade do curso de MBA EM GESTÃO DE PESSOAS: DESENVOLVIMENTO HUMANO, LIDERANÇA E BEM-ESTAR. Que já tem matrículas abertas, por tempo limitado, com sem qualquer cobrança de matrícula ou inscrição. Para mais detalhes, procure o Valor Humano.
Fonte: https://blog.mbauspesalq.com/2019/12/26/comunicacao-nao-violenta/?gclid=EAIaIQobChMI3-GouPiC-QIVqmxvBB10_AK2EAAYAiAAEgKpYPD_BwE
![Voltar](img/bt-voltar.png)