Para evoluir na carreira, comunicação não violenta.
24/08/2021
Pesquisas propõem que, com a Comunicação Não-Violenta (CNV), as respostas a estímulos comunicacionais deixem de ser automáticas e repetitivas e passem a ser mais conscientes e baseadas em percepções do momento, por meio da observação de comportamentos e fatores que tem influência sobre cada um.
Na forma como as pessoas se comunicam entre si que se encontra a solução para resolver desentendimentos e discussões. Mas a CNV aponta que existem algumas maneiras de se comunicar que fazem com que as pessoas apresentem comportamentos violentas, o que definiu como “comunicação alienante da vida”. Exemplos disso são julgamentos moralizantes (que trazem sentimentos como culpa, depreciação, rotulação e crítica), comparações, negação de responsabilidade e transformação de desejos em exigências.
Além disso, quando se está na posição de ouvinte existem alguns comportamentos que impedem as pessoas de estarem presentes o suficiente para se conectarem com empatia. São eles os impulsos de educar, competir pelo sofrimento, educar, consolar, contar história, ser solidário ou encerrar o assunto. Todo este estudo da CNV, utilizado a favor de suas relações profissionais tem um valor inestimável. Por esta razão que a Comunicação Não-Violenta é matéria obrigatória no curso de MBA EM GESTÃO DE PESSOAS: DESENVOLVIMENTO HUMANO, LIDERANÇA E BEM-ESTAR do Valor Humano. Para mais detalhes, entre em contato!
FONTE:
https://exame.com/carreira/o-que-e-comunicacao-nao-violenta/
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