Cooperativas de crédito alavancam economia brasileira
13/01/2021
Nos últimos 20 anos, a taxa média de crescimento do segmento do cooperativismo de crédito foi de 14,7% ao ano em termos de concessões de crédito e de 16,3% em termos de total de depósitos. Isto é mais do dobro do que aconteceu com o sistema financeiro não cooperativo.
A conclusão da FIPE é que a “consolidação dessa trajetória de crescimento, aliada à solidez e à saúde dos indicadores das instituições cooperativas, ressalta o cooperativismo como uma alternativa sustentável e bem-sucedida para ampliar o acesso da população e empreendedores a produtos e serviços bancários e, sobretudo, ao crédito- condição historicamente identificada como requisito para o desenvolvimento e o bem-estar de segmentos e comunidades fragilizadas, inclusive em períodos de crise e desaceleração”.
A explicação para isso tudo está na disposição de emprestar aos menores, a um custo menor, e de forma menos restrita. Esta é a ação determinada pela veneranda doutrina cooperativista. Vale lembrar que as cooperativas crescem mais durante crises, e na trágica pandemia do Covid-19 isto está acontecendo. Neste ano, quase 20% do crédito rural já vem de cooperativas de credito.
Atento a esta evolução do setor o Valor Humano já tem vagas abertas para seu curso de MBA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS DE CRÉDITO. A pós-graduação a distância mais presencial que você já viu.
![Voltar](img/bt-voltar.png)