Cooperativismo de crédito brasileiro é destaque internacional
28/08/2020
O modelo desenvolvido pelo Sicredi no Brasil, para a promoção de lideranças das novas gerações por meio dos Comitês Jovens, foi destaque durante o Fórum do Programa de Jovens Profissionais do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (World Council Young Credit Union People – WYCUP). A intenção é que a iniciativa sirva de inspiração para que o modelo seja replicado mundialmente. “O Sicredi tem em sua história os ideais fundadores e precursores, que sempre pensaram na perenidade e na longevidade do nosso negócio. Para isso acontecer, nós também precisamos fazer conexão com crianças, adolescentes e jovens, que serão os futuros líderes e darão continuidade a todo o processo sucessório e de governança”, afirmou o presidente nacional do Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, durante o painel sobre empoderamento jovem.
A sessão ainda contou com a participação do gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi PR/SP/RJ, André Alves de Assis, que explicou o percurso de desenvolvimento dos Comitês nas cooperativas filiadas. “Ouvir os jovens e investir em formação e educação são nossas estratégias para o sucesso do programa, que busca preparar e dar oportunidades aos líderes jovens das comunidades onde atuamos”, comentou.
O gerente de Programas do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU), Thomas Belekevich, destacou que os elementos centrais dos Comitês Jovens, como educação cooperativa e financeira, desenvolvimento profissional e empreendedorismo, ajudam a melhorar a experiência das novas gerações. “A iniciativa do Sicredi tem muito potencial, principalmente agora, que estamos pensando no futuro pós Covid-19 para as cooperativas de crédito. Os nossos esforços serão na área de renovação econômica e existe uma grande oportunidade liderarmos o caminho por meio do empoderamento jovem”, analisou.
O movimento vem crescendo no Sicredi ao longo dos anos. Somente em 2019, foram implementados 18 Comitês Jovem em cooperativas do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, com a participação ativa de 486 membros. Para líderes do futuro e do presente, investir em conhecimento sempre será essencial. Assim, em tempos de pandemia, o Valor Humano decidiu lançar seu primeiro curso EAD, com MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito. A oportunidade certa para profissionais da área fortalecerem seus diferenciais, buscando crescimento. Entre em contato e saiba mais.
FONTES: https://paranashop.com.br/2020/07/projeto-brasileiro-de-incentivo-a-lideranca-jovem-no-cooperativismo-de-credito-e-destaque-em-conferencia-internacional/
![Voltar](img/bt-voltar.png)