FIB indica seu sucesso
06/04/2020
A alusão à sigla PIB (Produto Interno Bruto) não é à toa: criado com o apoio do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) tem com principal premissa considerar que, para o desenvolvimento pleno de uma nação, não somente basta produzir capital. É preciso ainda considerar o grau de qualidade de vida e bem-estar das pessoas. Por isso, conheça mais sobre a FIB e veja como ela pode ser de grande impacto para a produtividade e o sucesso da empresa!
As nove dimensões da FIB
Para avaliar as variáveis que mais contribuem para a Felicidade Interna Bruta, o indicador as engloba em nove dimensões: o bem estar psicológico, a saúde, o uso equilibrado do tempo, a vitalidade comunitária — relacionamentos, sentimento de pertencimento, segurança —, educação, cultura, meio ambiente, governança — honestidade, transparência e responsabilidade do governo — e o padrão de vida. Assim, o FIB volta seu olhar não somente para as riquezas materiais produzidas por um país: o índice tira o foco do capital e propõe um olhar para as pessoas.
FIB vs. PIB
Segundo a antropóloga Susan Andrews, os EUA, desde a década de 50, conseguiu triplicar o seu PIB. Em compensação, seus índices de depressão, divórcios, suicídios, crimes violentos e a população carcerária cresceram consideravelmente. É claro que há muitos fatores e variáveis a se considerar para essa análise, mas isso imediatamente leva a indagar: um país rico é um país feliz? Não é bem assim.
O FIB propõe que, para considerar uma nação desenvolvida, não há como não se levar em conta a qualidade de vida, aspectos subjetivos, afetivos e psicológicos. Além disso, questões ambientais e de sustentabilidade — pontos frágeis dos índices medidos pelo PIB — são fundamentais para medir a Felicidade Interna Bruta de um país.
Como se inspirar no FIB para garantir o sucesso da empresa
Atualmente já se sabe da importância dos ativos intangíveis para uma empresa — que envolve seu capital humano, confiança e relacionamentos — e sua estreita relação com o sucesso da empresa. A maior parte do valor de uma marca — cerca de 80% — depende dos ativos intangíveis; por isso a importância de se investir nas pessoas.
Segundo Karma Dasho Ura, o coordenador das pesquisas do FIB no Butão, é possível aplicar a pesquisa em qualquer ambiente. Além disso, afirma que pessoas felizes são mais produtivas, melhores funcionários e atuam melhor em equipes. Os reflexos de uma equipe satisfeita e engajada podem ser observados claramente nas organizações. Por exemplo, pessoas mais felizes ficam mais tempo na empresa, reduzindo custos de recrutamento e adaptação, se mostram mais criativas e inovadoras, são mais engajadas e produtivas.
Portanto, pesquisar como está a felicidade e o grau de satisfação dentro da organização e propor programas a ações que atuem nesse sentido, são fundamentais para o sucesso da empresa.
Conhece pessoas insatisfeitas com sua empresa, ou alguma organização que precisa rever os seus valores? Saiba que a FIB é matéria contemplada no curso de MBA EM GESTÃO DE PESSOAS: DESENVOLVIMENTO HUMANO, LIDERANÇA E BEM-ESTAR, do Valor Humano. Com vagas abertas por tempo limitado, essa pode ser a oportunidade que deseja para prosperar.
FONTES: http://www.oapce.com.br/saiba-porque-o-fib-e-um-importante-indicador-de-sucesso-da-empresa/#