• Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

NOTÍCIAS

Motivos para acreditar no Cooperativismo de Crédito.
23/10/2019
O sistema cooperativista de crédito existe no Brasil desde 1902, e hoje é formado por 988 cooperativas singulares e 5.211 pontos de atendimento. Porém, mesmo com sua amplitude reconhecida, ainda é desconhecido de uma grande parcela da população. Nos Estados Unidos, 30% da população é cooperada e na Alemanha, 22%. Já por aqui, somente 4% dos brasileiros movimentam seus recursos em uma cooperativa, que funciona como um banco, mas tem um jeito diferente de gerar resultados, tanto econômicos quanto sociais.
 
Apontamos aqui algumas características e vantagens deste sistema.
 
1- Uma cooperativa de crédito presta serviços financeiros aos seus cooperados. Como um banco, possui opções de investimentos, seguros, cartões, conta corrente, consórcio, previdência, poupança etc.
 
2- Os cooperados não são meros clientes como nos bancos. Ao mesmo tempo que são usuários, também são donos, com direito a participação nas assembleias para tomada de decisões sobre os rumos da cooperativa. Por meio do aplicativo Sicoob Faça Parte, é possível se associar a cooperativa do Sicoob mais próxima apenas usando um smartphone.
 
3- Para abrir uma conta, basta fazer um depósito inicial de, em média, R$ 50, que funciona como uma aplicação. Esta cota varia de cooperativa para cooperativa, e é devolvida com juros se a pessoa quiser encerrar a conta e sair da instituição.
 
4- As taxas e tarifas são reduzidas porque a cooperativa não tem a finalidade de lucro. Por exemplo, enquanto a média praticada no cheque especial foi de 12,32% ao mês, nas cooperativas do Sicoob, foi de 6,45% ao mês em setembro/18.
 
5- Se a cooperativa apurar lucro de aplicações ou investimentos realizados, este valor é devolvido aos cooperados na mesma proporção do uso dos serviços e produtos.
 
6- O cooperado também recebe anualmente a remuneração de juros ao Capital Social, que representa a soma de todas as cotas-partes dos cooperados e forma o patrimônio da cooperativa.
 
7- Todos os recursos dos cooperados na cooperativa no valor de até R$250 mil são protegidos pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), que permite recuperar os depósitos ou créditos em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial.
 
8- O Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), caso fosse considerado um grupo financeiro, representaria a 6ª maior instituição financeira do país. As cooperativas financeiras estão presentes em 95% dos municípios brasileiros, sendo que em 627 deles a cooperativa é a ÚNICA forma de inclusão financeira disponível na região. Em 252 municípios do País, o Sicoob é única instituição financeira da cidade.
Num ritmo até acelerado, os brasileiros estão cada vez mais migrando para o cooperativismo de crédito, motivo pelo qual os profissionais da área estão buscando novas especializações sobre o setor. Atendendo a esta demanda o Valor Humano acaba de abrir vagas para o curso de MBA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS DE CRÉDITO. Quer garantir esta oportunidade enquanto o período de matrículas esta aberto? Então entre em contato.
 
FONTE: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/especial-publicitario/orgulho-de-fazer-parte-de-minas/noticia/2019/09/19/por-que-fazer-parte-de-uma-cooperativa-de-credito.ghtml 
Voltar

Rua dos Caçadores, 993 – Sala 14
89040-000 - Blumenau/SC
atendimento@valorhumanopos.com.br
Fone 47 3222-3336

� Copyright 2018 Valor Humano - Todos os direitos reservados.

Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.