• Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

NOTÍCIAS

IC decisivo entre sucesso e fracasso
03/09/2019
A agricultura vive um momento de grandes transformações, impulsionadas por fenômenos recentes ou pela aceleração de tendências, e acompanhar essa evolução não é tarefa fácil. Mesmo isoladamente, cada um desses fatores poderia vir a ter um impacto significativo sobre o setor do agronegócio. Em conjunto, essas tendências poderão redefinir a estrutura, a conduta e o desempenho dos agentes no segmento, produzindo novos vencedores e perdedores, tanto no nível de empresas como no de países inteiros.
 
As mudanças tecnológicas, ambientais e de mercado demandam que os players da cadeia do agronegócio, que queriam se manter e crescer, adaptem-se a um ambiente de maior incerteza, novos equilíbrios de força e necessidade crescente por respostas rápidas e decisivas.
 
Como é sabido, os resultados dos empreendimentos no agronegócio são fortemente impactados por fatores originados “da porteira pra fora”, em outros elos da cadeia de valor. E, embora a disponibilidade de dados venha crescendo de maneira exponencial, as lideranças empresariais não têm acesso a informações críticas e essenciais para tomar decisões importantes para os seus negócios. Ou seja, lhes falta o que chamamos de inteligência competitiva.
 
O objetivo da inteligência competitiva é captar sinais de mudanças no ambiente externo que tenham impacto sobre o desempenho da empresa, tanto ameaças como oportunidades, antes dos seus competidores e a tempo de reagir sobre as informações. A ausência de processos efetivos de inteligência competitiva leva a prejuízos evitáveis ou ao desperdício de oportunidades.
 
O desafio maior não está na falta de dados, mas na transformação de dados em diretrizes para tomada de decisão, definindo as variáveis de interesse (“o que?”) e estabelecendo protocolos para obtenção e curadoria das informações relevantes (“como”). Para isso, se faz necessário mapear quais informações são relevantes para o negócio não é uma tarefa trivial. Muitas vezes as relações entre variáveis importantes não são óbvias e ainda elas mudam ao longo do tempo.
 
Para se compreender uma das grandes preocupações do produtor agrícola, que é o custo do transporte, é necessário monitorar, fazer projeções macroeconômicas, como inflação e juros; avaliar a política de preços da Petrobrás; estar atento aos movimentos da categoria (caminhoneiros), entre tantos outros aspectos extremamente variáveis.
 
Já no caso da pecuária, é preciso avaliar dentro do planejamento premissas básicas como demanda, preços e custos, mas é necessário também ter em mente os indicadores antecedentes, como as tarifas de importação, mapa de plantio do milho, fenômenos naturais como o El Niño, tendências de consumo, entre outros. Para isso, é preciso saber quais são as fontes de dados confiáveis e pertinentes e quais são os meios de captura relevantes para essas informações. Apenas depois de ter todas essas informações nas mãos é que é possível o empresário definir e aplicar quais serão as medidas a serem tomadas.
 
Como se pode perceber, se manter, empreender e crescer no agronegócio não é tarefa fácil e exige resposta rápida do empresário e produtor. E neste universo tão dinâmico e variável, a inteligência competitiva é o fator decisivo entre o sucesso e o fracasso. 
Como visto, os preceitos da Inteligência Competitiva podem ser aplicados nos mais diversos setores de nossa economia. Observando a importância dest conhecimento, o Valor Humano abriu vagas para o curso de MBA em gestão estratégica de negócios e inteligência competitiva. Esta pode ser a oportunidade que você esperava para fortalecer seus diferenciais. Entre em contato e saiba mais!
FONTE: https://www.comexdobrasil.com/inteligencia-competitiva-no-agronegocio-fator-decisivo-entre-sucesso-e-fracasso/ 
Voltar

Rua dos Caçadores, 993 – Sala 14
89040-000 - Blumenau/SC
atendimento@valorhumanopos.com.br
Fone 47 3222-3336

� Copyright 2018 Valor Humano - Todos os direitos reservados.

Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.