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NOTÍCIAS

A transformação da Inteligência Competitiva
21/03/2019

Temos uma dinâmica de mercado que muda constantemente e isso impacta as empresas, uma vez que o processo de decisão se torna muito vago ou com um horizonte pequeno, trazendo um ambiente de incerteza muito grande e um risco associado. As empresas, mais do que nunca, buscam previsibilidade nas suas operações comerciais, para que possam se antecipar a essas mudanças com o menor risco possível e com um mínimo de garantia de atingir os objetivos traçados.

É aí que temos as iniciativas de Inteligência Competitiva Comercial como um dos pilares para a construção desse ambiente de maior previsibilidade e é sobre isso que eu quero conversar mais com você. Primeiro, vamos conceituar: O que é Inteligência Comercial ou Inteligência Competitiva?

“De acordo com Patricia Canarim (2012), em plena Era da Informação ouvimos muito falar em Informação como ferramenta de estratégia para as empresas, e pouco sabemos o que é Inteligência Competitiva. A Inteligência Competitiva (IC) tem por objetivo a produção de informação para a tomada de decisões. A IC é exercida desde 1950 tanto no Japão como na Europa e teve sua origem na atividade de inteligência militar e de Estado, mas foi rapidamente adaptada às necessidades das organizações. No Brasil, a IC inicia-se nos anos 90 liderada por profissionais da informação do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), ou seja, longe do meio empresarial, o INT é um órgão público federal, pertencente ao Ministério da Ciência e Tecnologia, mas na última década tem recebido relevância nas empresas brasileiras de grande porte.

Inteligência Competitiva é a atividade de coletar, analisar e aplicar, legal e eticamente, informações relativas às capacidades, vulnerabilidades e intenções dos concorrentes, ao mesmo tempo monitorando o ambiente competitivo em geral. A definição de Zanasi (1998, p. 45) para sistema organizacional inteligente traz a essência da Inteligência Competitiva (IC) ao descrever esse sistema como elemento essencial para que as empresas possam: coletar informações do ambiente externo para entender as forças e fraquezas dos competidores; avaliar sua própria competitividade; prever as intenções dos competidores e as expectativas dos clientes e prever ações governamentais.”  

Legal, agora que você já viu algumas definições sobre Inteligência Comercial, você deve estar pensando: Ok, isso eu já conheço e de certa maneira eu já faço aqui na empresa. Dou uma olhada nos preços dos concorrentes, leio jornais e revistas para nortear minhas decisões e ações com vista no futuro, procuro conversar com meus vendedores para saber o que eles têm ouvido nas conversas com os clientes. Tudo isso já é feito na minha empresa… O que mais devemos fazer?
Isso você vai saber com certeza no curso de MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA do Valor Humano. A oportunidade que vocês estava esperando para fortalecer seus diferenciais. Uma matéria jornalística especializada, como esta acima, do Portal Administradores, pode até dar uma noção do tema, mas só se especializando para fazer a diferença.

FONTE: http://folhanobre.com.br/2019/03/18/posse-do-novo-presidente-do-bc-anima-cooperativas-de-credito-em-rondonia/233486 
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