• Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

NOTÍCIAS

Inteligência Competitiva no Varejo
12/02/2019
Em um contexto em que a informação ganha cada vez mais importância e o mercado é extremamente competitivo, o empresário precisa saber como utilizá-la em favor da empresa para agir pró-ativamente e tomar decisões mais assertivas. Quem afirma é o professor Fernando Gilbert que ministrou a palestra “Sistema de Informação de Marketing e Inteligência Competitiva Aplicados ao Varejo”, na reunião quinzenal da CDL Jovem, na capital mineira de Belo Horizonte.

De acordo com o professor, inteligência competitiva é uma forma proativa de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento da concorrência, mas também dos clientes e do mercado como um todo, analisado tendências e cenários, e permitindo um melhor processo de tomada de decisão no curto e longo prazo.

Para Gilbert, na era da economia da informação é impensável que organizações se baseiem apenas nos insights criativos de seus profissionais, sem conhecer a fundo o perfil de seus potenciais clientes. As corporações precisam de inteligência competitiva e de um sistema de informação de marketing para se sobressaírem. Mas as empresas mineiras não têm o hábito de compartilhar dados, não alinham as informações que são importantes para seus colaboradores desempenharem bem suas atividades.

O sistema de informação de marketing é formado por três formas de coleta de informações no ambiente organizacional:

1 - Registros internos – São as informações que a empresa já tem, como relatório de vendas, análise de notas fiscais, contas a receber, etc. 
 
2 - Inteligência de mercado – São procedimentos e fontes onde profissionais buscam informações sobre o mercado e o que está acontecendo, como livros, jornais, reuniões empresariais, conversas com fornecedores, vendedores, etc.

3 - Pesquisa de Marketing – São estudos formais de marketing, sobre problemas e oportunidades para empresa, como pesquisa de mercado, teste de preferência de produto, previsão de vendas, avaliação de campanha publicitária, etc.

Um exemplo prático do uso estratégico dessas informações, segundo Gilbert, é uma concessionária em BH que queria abrir uma filial, mas não sabia em qual região seria melhor. Ao analisar o perfil de seus clientes e dados como a região onde moravam, por exemplo, a empresa teve subsídios para tomar a melhor decisão.
 
Você quer se tornar um especialista em Inteligência Competitiva? Então garanto já a sua no curso de MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA, que já tem matrículas abertas no Intituto Valor Humano. Para mais informações, entre em contato!

FONTE: http://www.cdlbh.com.br/portal/6375/Noticias_CDL_BH/_Inteligencia_competitiva_para_o_varejo 
Voltar

Rua dos Caçadores, 993 – Sala 14
89040-000 - Blumenau/SC
atendimento@valorhumanopos.com.br
Fone 47 3222-3336

� Copyright 2018 Valor Humano - Todos os direitos reservados.

Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.