• Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

NOTÍCIAS

Dois parceiros para o sucesso: IC e Corporate Venturing
31/01/2019
A percepção sobre a relação entre Inteligência Competitiva e Corporate Venturing veio de uma recente pesquisa realizada pela Harvard Business School – HBS Alumni Angels of Brazil, intitulada "Status de Corporate Venture no Brasil: como grandes empresas estão se relacionando com o ecossistema empreendedor". Entre outros insights, a pesquisa revela depoimentos sobre as expectativas de grandes organizações com investimentos em startups, o que permite enxergar a correlação entre IC e CV. A principal expectativa reportada foi estratégica, visando à expansão em direção a novos mercados, novas competências e novos canais, o que foi apontado por 85% das empresas que responderam ao estudo.
 
A grande verdade é que algumas crenças e paradigmas da Inteligência Competitiva precisam terminar. Talvez a primeira seja a máxima de que o papel da Inteligência acaba na recomendação do plano de ação. Isso não faz mais sentido há bastante tempo. As áreas de Inteligência precisam, cada vez mais, participar do processo decisório das empresas de maneira efetiva. A Inteligência precisa participar do planejamento e da execução de ações relacionadas a vendas, marketing, produtos, inovação, compras, gestão de pessoas, entre tantos outros processos capazes de receber contribuição destas práticas. A Inteligência precisa ir mais a campo, precisa interagir com clientes, conversar com fornecedores, “depender” menos de informação secundária e buscar mais a primária, além de estar próxima do front. Com esta nova postura, a contribuição junto aos processos de negócio será mais relevante e as portas se abrirão ainda mais.
 
Traçando um paralelo imediato, podemos buscar o depoimento do especialista em Inteligência Competitiva, Rodrigo Mazuchowski, em um estudo realizado pela Plugar e lançado em dezembro. O documento tem como título "REPORT PLUGAR: a Inteligência Competitiva em 2018". “A digitalização da sociedade como um todo está ocorrendo em uma velocidade muito maior do que aquelas empresas que estão voltadas e preocupadas com essa adequação conseguem se ajustar (...). Este processo conduz uma descentralização e democratização de processos de inovação, surgimento de novos concorrentes alternativos (...). Essa proliferação de novas propostas de valor (devido à facilidade da tecnologia) com novas empresas e startups, somada à capacidade de disrupção destes entrantes, gera uma mudança de entendimento das pessoas sobre suas necessidades (...). Ter a capacidade de compreender e monitorar todos os movimentos, evitar as surpresas e preparar-se para mudanças de cenário exige profissionais dedicados à Inteligência Competitiva (...). Com isso, vejo que a Inteligência Competitiva  acelerará seu ciclo de amadurecimento e passará a ser uma exigência de dirigentes das grandes empresas”, antevê Mazuchowski.
 
Para você estar à frente no mercado e se especializar nesta área, o Valor Humano abriu vagas para o curso de MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA. 

Entre em contato e garanta o seu lugar.

FONTE: http://www.amanha.com.br/posts/view/5160/inteligencia-competitiva-e-corporate-venturing-devem-andar-lado-a-lado 
Voltar

Rua dos Caçadores, 993 – Sala 14
89040-000 - Blumenau/SC
atendimento@valorhumanopos.com.br
Fone 47 3222-3336

� Copyright 2018 Valor Humano - Todos os direitos reservados.

Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.