• Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

NOTÍCIAS

A transformação da IC em seus negócios
21/12/2018
A grande verdade é que algumas crenças e paradigmas da Inteligência precisam terminar. Talvez a primeira seja a máxima de que o papel da Inteligência acaba na recomendação do plano de ação. Isso não faz mais sentido há bastante tempo. As áreas de Inteligência precisam, cada vez mais, participar do processo decisório das empresas de maneira efetiva. A Inteligência precisa participar do planejamento e da execução de ações relacionadas a vendas, marketing, produtos, inovação, compras, gestão de pessoas, entre tantos outros processos capazes de receber contribuição destas práticas. A Inteligência precisa ir mais a campo, precisa interagir com clientes, conversar com fornecedores, “depender” menos de informação secundária e buscar mais a primária, além de estar próxima do front. Com esta nova postura, a contribuição junto aos processos de negócio será mais relevante e as portas se abrirão ainda mais.
 
A percepção sobre a relação entre IC – em especial a Inteligência Comercial, que tem ênfase na busca de oportunidades junto a clientes – e CV veio de uma recente pesquisa realizada pela Harvard Business School – HBS Alumni Angels of Brazil, intitulada "Status de Corporate Venture no Brasil: como grandes empresas estão se relacionando com o ecossistema empreendedor". Entre outros insights, a pesquisa revela depoimentos sobre as expectativas de grandes organizações com investimentos em startups, o que permite enxergar a correlação entre IC e CV. A principal expectativa reportada foi estratégica, visando à expansão em direção a novos mercados, novas competências e novos canais, o que foi apontado por 85% das empresas que responderam ao estudo.
 
Traçando um paralelo imediato, podemos buscar o depoimento do especialista em Inteligência Competitiva, Rodrigo Mazuchowski, que afirma, em outras palavras,  que a IC pode contribuir no monitoramento de oportunidades, capaz de antecipar novas fronteiras que as empresas podem ultrapassar, minimizando riscos de obsolescência ou estagnação em seus mercados. Ele, inclusive, cita a disrupção trazida essencialmente por startups, pequenas empresas mais ágeis e com menos paradigmas que acabam surpreendendo grandes dinossauros do setor. Neste sentido, não seria, então, óbvio que está faltando ação junto às áreas de Inteligência?

Por saber do poder transformador de uma especialização em IC é que o Valor Humano abriu vagas para seu curso de MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA. Para mais detalhes, entre em contato.

FONTE: http://www.amanha.com.br/posts/view/5160/inteligencia-competitiva-e-corporate-venturing-devem-andar-lado-a-lado 
Voltar

Rua dos Caçadores, 993 – Sala 14
89040-000 - Blumenau/SC
atendimento@valorhumanopos.com.br
Fone 47 3222-3336

� Copyright 2018 Valor Humano - Todos os direitos reservados.

Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.