• Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

NOTÍCIAS

Profissionais de sucesso trabalham a saúde mental
19/11/2021
Para entender a psicologia positiva, é preciso voltar um pouco no tempo e conhecer o desenvolvimento dessa área de estudos. “Enquanto ciência, a psicologia ganhou status se aproximando dos modelos da física e da matemática, em laboratórios de psicologia experimental”, explica a psicóloga Carolina Lisboa, editora associada da revista científica chilena Psykhe. Nesse processo, houve um rompimento com a filosofia, e o olhar se voltou para os estados psicopatológicos, muito inspirado pelo modelo biomédico. “Na década de 1970, houve um movimento importante para propor uma mudança de olhar. Não quer dizer que a psicologia positiva não acredite nas psicopatologias ou ache que não existe ansiedade e estresse. Quer dizer que propõe que a intervenção seja diferente”, resume Lisboa.
 
Mais do que tratar um paciente deprimido com técnicas focadas ou medicamentos, objetivando somente a remissão dos sintomas, a ideia aqui é reforçar as forças e virtudes para estimular reações diferentes às adversidades. No livro Como fazer com que coisas boas aconteçam, lançado em maio pela Editora Planeta, a psiquiatra espanhola Marian Rojas Estapé resgata o conceito para explicar que existem duas formas de responder aos eventos: com emoções positivas ou negativas. Dependendo da que dominar, a pessoa se sentirá de uma ou de outra maneira.
 
Mas muito antes da saúde mental entrar no radar da OMS, este novo paradigma teórico já emergia entre pesquisadores da área. Neste cenário atual, a psicologia positiva propõe uma mudança no foco de análise psicológica. Especialistas da área acreditam que curar ou erradicar os transtornos mentais não vai garantir uma população mentalmente saudável. Porque a saúde mental pertence a um contínuo, e a ausência de saúde mental — uma condição descrita como ‘languishing’ — é tão ruim quanto um episódio depressivo; a estratégia nacional de focar somente nos transtornos pode, na melhor hipótese, reduzi-los, mas não promover saúde mental. Buscando construir cenários até profissionais de saúde mental melhor cuidada, a psicologia positiva tem um trabalho interessante. Por esta razão o tema é matéria obrigatória na grade curricular do curso de MBA EM GESTÃO DE PESSOAS: DESENVOLVIMENTO HUMANO, LIDERANÇA E BEM-ESTAR do Valor Humano. Que já está com matrícula abertas para as próximas turmas. Sem taxa de inscrição! Para mais detalhes, entre em contato!

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Comportamento/noticia/2021/10/languishing-o-que-e-o-transtorno-de-saude-mental-causado-pela-pandemia.html 
Voltar

Rua dos Caçadores, 993 – Sala 14
89040-000 - Blumenau/SC
atendimento@valorhumanopos.com.br
Fone 47 3222-3336

� Copyright 2018 Valor Humano - Todos os direitos reservados.

Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.