• Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

NOTÍCIAS

Índice de Felicidade Interna Bruta (FIB)
13/08/2021
Apesar de ser um sentimento abstrato, uma sensação, a felicidade vem sendo transformada em números e porcentagens por empresas de tecnologia. O tema, que ganhou força durante a pandemia, mostra que até por meio de aplicativos e softwares a felicidade pode ser um dos principais indicadores para a manutenção do bem-estar no ambiente de trabalho. Uma plataforma de humanização organizacional, voltada para isso, cresceu quase 300% apenas nos últimos seis meses, e o seu trabalho descobre o nível de bem-estar dos colaboradores e identifica possíveis ajustes, cruzando dados do índice de Felicidade Interna Bruta (FIB) com alguns outros, para evoluir organizações. 

"Quando a pessoa enxerga que está no cargo certo, que ela tem orgulho de trabalhar na empresa, que ela trabalha em um clima organizacional favorável e que ela se sente produtiva, ela consegue gabaritar a felicidade no ambiente de trabalho", destaca Sérgio Amad, CEO da Fiter.
Para atingir essas quatro dimensões da felicidade no trabalho, Sérgio esmiúça a ciência por trás do aplicativo. Elementos da neurociência,da psicometria, da programação neurolinguística, da psicologia clássica e da people track solution (PTS, sigla em inglês) foram utilizados para compor sua parametrização.

"É a cereja do bolo", diz Amelina Prates, diretora de operações na Adão Imóveis, sobre a mensuração da felicidade. Fundada em 1983, a imobiliária do Goiás tem em sua essência o valor da felicidade, da paixão pelo trabalho. A empresa, que já chegou a demitir diretores por não terem uma liderança positiva, busca por meio de treinamento, capacitação, aulas e projetos interdisciplinares formar e desenvolver os colaboradores e gerar um sentimento de pertencimento e de felicidade no escritório. "As pessoas vivem picos e vales, e procuramos dar sentido à caminhada. Queremos auxiliar a encontrar o propósito de vida, missão, valores, o que é importante para cada um", ressalta a gestora.

Trabalhando a felicidade, uma empresa de tecnologia implantou a plataforma para mapeamento da Síndrome de Burnout, que consegue identificar quem está próximo da linha limite para o esgotamento físico e mental. Algumas das variáveis são a falta de descanso entre as jornadas, a sequência extensa de reuniões, aspectos da legislação trabalhista, entre outras. A pesquisa foi realizada com 12180 colaboradores em diversos países. Destes, 846 estão em risco de Burnout e há uma média de 7% dos casos no Brasil. Quase 1 a cada 14 profissionais. A felicidade no trabalho é fundamental para o sucesso da empresa e para uma vida saudável. E por esta razão o curso de MBA EM GESTÃO DE PESSOAS: DESENVOLVIMENTO HUMANO tem a FIB como matéria obrigatória em sua grade curricular. Para saber mais sobre esta oportunidade, entre em contato com nossa equipe.
Voltar

Rua dos Caçadores, 993 – Sala 14
89040-000 - Blumenau/SC
atendimento@valorhumanopos.com.br
Fone 47 3222-3336

� Copyright 2018 Valor Humano - Todos os direitos reservados.

Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.