A FERRAMENTA DE INOVAÇÃO PARA EMPREENDEDORES
04/06/2021
Design Thinking é uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, em uma perspectiva de empatia máxima com seus stakeholders (interessados). Em síntese, as pessoas são colocadas no centro de desenvolvimento do produto – não somente o consumidor final, mas todos os envolvidos na ideia (trabalhos em equipes multidisciplinares são comuns nesse conceito).
O processo consiste em tentar mapear e mesclar a experiência cultural, a visão de mundo e os processos inseridos na vida dos indivíduos, no intuito de obter uma visão mais completa na solução de problemas e, dessa forma, melhor identificar as barreiras e gerar alternativas viáveis para transpô-las. Não parte de premissas matemáticas, parte do levantamento das reais necessidades de seu consumidor; é uma abordagem preponderantemente “humana”, usada em qualquer área de negócio.
A razão de sua existência é a satisfação do cliente (interno ou externo). Nesse sentido, essa dádiva só pode ser alcançada quando conhecemos em profundidade suas necessidades, desejos e percepções de mundo.
Assim, as etapas do Design Thinking podem, em geral, ser resumidas pelos seguintes passos:
1- Identificar onde encontrar oportunidades de inovação;
2- Descobrir a Oportunidade de Inovação ideal;
3- Desenvolver a Oportunidade de Inovação selecionada (Produto ou Serviço);
4- Testar suas ideias — protótipos;
5- Implementar a solução.
Que entende tudo de Design Thinking pode transformar muito positivamente suas oportunidades no trabalho, por isso a matéria faz parte da grade do curso de MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA do Valor Humano, que está com matrículas abertas por tempo limitado. Para mais detalhes, fale com nossa equipe!
FONTE: https://endeavor.org.br/tecnologia/design-thinking-inovacao/