• Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

NOTÍCIAS

Governança Corporativa destaca grandes empresas
26/01/2021
O que poderia diferenciar, em um primeiro olhar, as empresas de capital aberto das demais companhias de um país é o profissionalismo de gestão e a preocupação em seguir as mais rigorosas regras de governança corporativa. O que se vê, porém, é que, por mais que as empresas brasileiras estejam avançando, o ritmo está devagar e o caminho a ser perseguido ainda é longo. 
Um estudo recente feito pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) em parceria com a consultoria EY e o escritório de advocacia Tozzini Freire mostra que, as companhias abertas brasileiras adotaram, em média, 54,3% das práticas recomendadas pelo Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas. Em 2019, esse número correspondia a 51,1%. Houve crescimento evidente.

O estudo, chamado de “Pratique ou Explique: Análise Quantitativa dos Informes de Governança (2020)” foi divulgado esta semana no 21º Congresso anual do IBGC.  “Apesar de constatarmos esse leve, mas importante, aumento na adoção de práticas recomendadas, ainda temos um longo caminho a ser trilhado. Inclusive, o levantamento nos mostra que 61,7% de todas as empresas brasileiras não possuem um plano de sucessão formalizado para seus CEOs [presidentes], o que é de extrema importância, principalmente diante de uma crise da magnitude da que estamos vivendo”, diz Pedro Melo, diretor-geral do IBGC. “Uma administração preparada é o que garante vantagem competitiva e longevidade para as corporações”, ressalta. 

Tema de grande importância, Governança Corporativa é matéria obrigatória no curso de MBA EM FINANÇAS, AUDITORIA E CONTROLADORIA do Valor Humano, que está com matrículas abertas para sua pós-graduação EAD.
Voltar

Rua dos Caçadores, 993 – Sala 14
89040-000 - Blumenau/SC
atendimento@valorhumanopos.com.br
Fone 47 3222-3336

� Copyright 2018 Valor Humano - Todos os direitos reservados.

Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.