• Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

NOTÍCIAS

Para avançar na economia, coopere
21/08/2020
As instituições financeiras cooperativas já formam a segunda maior rede de atendimento de serviços bancários do país, somando mais de 6 mil pontos de atendimento, 12 milhões de associados, presente em mais de cinco mil municípios brasileiros.
Especialistas apontam bom momento que o cooperativismo vem vivendo nos últimos anos, apesar das crises econômicas e de baixo crédito dos últimos meses. “O sistema financeiro cooperativo vem registrando expansão, aumentando e democratizando o acesso aos recursos financeiros”, diz o diretor de Operações do Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).
A carteira de crédito cooperativo chegou a crescer até 25%. Proporcionalmente, a quantidade de pessoas jurídicas, principalmente de pequenos negócios, que acabam compondo o quadro social das cooperativas é o dobro do das pessoas físicas. Neste ano, se nós pegarmos de janeiro a julho, a expansão também tem se mantido na ordem de 30%, principalmente para o segmento do pequeno negócio. Geralmente, são aqueles que não conseguem barganhar com o seu relacionamento num sistema bancário convencional e não tem poder de fogo.
Em suma, o principal objetivo das cooperativas é promover o desenvolvimento econômico e social dos seus cooperados, proporcionando serviços financeiros a custos inferiores em relação aos do sistema financeiro bancário tradicional.
Cooperativas financeiras (ou cooperativas de crédito) oferecem praticamente os mesmos serviços que os bancos – conta corrente, cartões de crédito e débito, poupanças e outras aplicações, linhas de crédito, etc.
No entanto, uma cooperativa financeira é uma sociedade de pessoas, e não de capital, por isso não visa ao lucro. Sendo assim, os associados têm acesso a tarifas e taxas de juros diferenciados nas operações financeiras, além de participarem das decisões e dos resultados econômicos (sobras) da instituição, ao final de cada exercício.
O sócio é o dono. Em termos práticos, quem abre uma conta não é apenas um cliente ou um acionista, mas sim um dos proprietários. Ao invés dos ganhos irem para um pequeno grupo de acionistas, o resultado gerado é dividido com os cooperados. Trata-se de um modelo mais sustentável, igualitário e democrático. Essa visão de negócio está fazendo o setor avançar a olhos vistos. Agora, se você quiser se fortalecer nesse momento tão delicado em que vivemos, o primeiro EAD do Valor Humano veio para te auxiliar: MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito. Seu ensino a distância com toda a expertise que nosso ensino presencial já conquistou. Entre em contato e saiba mais.

FONTES: https://www.istoedinheiro.com.br/o-sistema-financeiro-cooperativo-vem-registrando-expansao-aumentando-e-democratizando-o-acesso-aos-recursos-financeiros-diz-enio-meinen/ 
Voltar

Rua dos Caçadores, 993 – Sala 14
89040-000 - Blumenau/SC
atendimento@valorhumanopos.com.br
Fone 47 3222-3336

� Copyright 2018 Valor Humano - Todos os direitos reservados.

Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.