• Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

NOTÍCIAS

Torne-se um líder melhor
30/04/2020
A pandemia do novo coronavírus tem afetado a saúde e a economia. O fechamento de estabelecimentos comerciais em várias regiões do país tem causado prejuízo às empresas, e executivos se preocupam com a sobrevivência de seus negócios. Essa preocupação, segundo Daniel Friedland, neurocientista e escritor americano, pode se tornar "socialmente contagiosa", gerando medo e incapacidade de lidar com a situação. 
Não podemos ficar paralisados pelo medo, diz Luiza Helena Trajano sobre coronavírus
'Precisamos entender que fazemos parte de um grande ecossistema', diz a empresária por trás do 'Não Demita!'. Friedland participou do Festival Alma, evento digital gratuito realizado pelo Grupo Anga, que acontece até o dia 9 de abril. Contra a angústia gerada pela pandemia, Friedland sugere a prática do mindfulness. Segundo ele, a técnica pode ajudar os líderes a gerenciar melhor suas equipes durante a crise. "Essa técnica envolve sair do modo de reatividade e elevar a consciência para a criatividade, criando segurança psicológica e trazendo o foco para o que realmente importa no momento", afirma o neurocientista.
Mindfulness é um estado mental de atenção plena ao momento presente. Sua prática permite aprender a perceber pensamentos, sensações corporais e emoções no momento que ocorrem. Para entender a importância dessa técnica para a saúde mental, Friedland explica que o nosso cérebro pode ser dividido em três áreas, formando uma "pirâmide" de estados mentais: o reativo, que envolve o nosso estado de alerta; o sentimento de amor e pertencimento; e o de significado, propósito e criatividade.
Em situações de perigo, como em uma pandemia, por exemplo, nossa primeira e principal reação é de medo, estresse e insegurança. "Nesse período, temos muitas tarefas e orientações para seguir, e automaticamente entramos em um estado de luta, de buscar a nossa segurança e garantir que o nosso negócio vai sobreviver e que nossos funcionários continuarão empregados", diz Daniel Friedland. "Isso gera muito estresse e prejudica nossas relações."
De acordo com Daniel, a prática do mindfulness permite ao indivíduo "observar a mente de fora". "É a habilidade de olhar para nós mesmos e para os outros com empatia e compaixão diante de situações de sofrimento", completa. Nesse momento, segundo ele, é fundamental promover uma liderança consciente. "Esse tipo de liderança envolve elevar a consciência e reconectá-la ao propósito, à missão da empresa e à missão de melhorar a humanidade. Esse é o topo da pirâmide e o estado que nossa mente deve alcançar."
Entender que desafios acontecem, segundo ele, é o primeiro passo. "Isso torna as coisas mais reais e humanas, e nos faz entender que nós também cometemos erros e somos vulneráveis", diz Friedland. "Outro passo importante é se perguntar: o que eu posso aprender com a situação? Como vou lembrar desse momento daqui a alguns anos? Como eu posso ajudar o mundo e as outras empresas em um movimento de boas iniciativas?"
"Quando mudamos nossa reação automática e saímos do estado de alerta, de preocupação constante, criamos mais atitudes de acolhimento e compaixão, de ouvir o outro e reconhecer o sofrimento das outras pessoas", afirma Daniel. "Consequentemente, o seu poder de influência como líder pode ajudar a sua equipe a elevar a consciência ao estado mental de criatividade e de comprometimento com a missão da empresa nesse momento de crise."
Destaque entre pessoas de sucesso, desde muito tempo antes da pandemia, o mindfulness. É matéria confirmada no curso de MBA EM GESTÃO DE PESSOAS: DESENVOLVIMENTO HUMANO, LIDERANÇA E BEM-ESTAR do Valor Humano. Matrículas abertas por tempo limitado; entre em contato e saiba mais!

FONTES: https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2020/04/pratica-de-mindfulness-pode-tornar-lideres-e-equipes-mais-resilientes-durante-crise-afirma-neurocientista.html
Voltar

Rua dos Caçadores, 993 – Sala 14
89040-000 - Blumenau/SC
atendimento@valorhumanopos.com.br
Fone 47 3222-3336

� Copyright 2018 Valor Humano - Todos os direitos reservados.

Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.