• Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

NOTÍCIAS

BC quer ver Cooperativas crescerem
03/03/2020
Em entrevista exclusiva ao portal de notícias UOL, o diretor de Fiscalização do BC (Banco Central), Paulo Souza, afirmou que o governo tem como meta estimular o cooperativismo de crédito no país. Para isso, quer aumentar de 9% para 20%, até 2022, a participação de mercado das cooperativas nas linhas de crédito em que são competitivas - entre elas estão crédito pessoal não consignado, crédito rural e capital de giro para empresas. 
 
Isso ajuda a aumentar a concorrência com bancos e diminuir os juros para empresas e o consumidor final. Ele também declarou que o BC vai tomar medidas para que os cooperados aumentem o volume de crédito tomado nas cooperativas. Atualmente, 24% das operações de crédito dos cooperados são feitas nas cooperativas e o restante em bancos tradicionais.
 
Até 2022, o BC espera que os cooperados concentrem 40% do crédito tomado nas cooperativas. Souza também disse que essas medidas podem levar o total de ativos dessas instituições de R$ 296 bilhões em 2019 para R$ 545 bilhões em 2022. 
 
O desejo é atender a quem ganha menos 
 
Além de aumentar o tamanho das cooperativas de crédito no sistema financeiro, o BC quer mudar o perfil de renda dos cooperados e atender mais pessoas com menos renda. Atualmente 65% ganham mais de 10 salários mínimos. 
 
A meta do BC é que 50% tenham renda inferior a 10 salários mínimos até 2022. "O Brasil possui 916 cooperativas de crédito e 10,1 milhões de cooperados. Se as cooperativas fossem uma única instituição financeira, já seriam o sexto maior banco do Brasil. Atualmente, representam 5% dos depósitos de todo o sistema financeiro. Na França, são 60% e, na Holanda, 39%. Há espaço para crescer no Brasil", disse. 
 
Força para as cooperativas crescerem 
 
Atualmente, as cooperativas de crédito então presentes em 2.600 municípios, mas a participação nas regiões Norte e Nordeste ainda é pequena. A meta é aumentar de 13% para 25% o percentual de municípios atendidos nessas regiões. 
 
Desde 2003 o BC regula as cooperativas de crédito no país e contribuiu com a lei editada em 2009 que cria o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. Enquanto 30 bancos foram socorridos durante a crise financeira, no caso das cooperativas foram apenas seis. 
 
"O sistema cooperativo está mais maduro e o que o BC propõe nessa nova agenda é criar condições melhores para crescer. Para isso, já permitimos que as cooperativas façam captações de letras financeiras, de letras imobiliárias garantidas, de poupança imobiliária e de poupança rural", afirmou Souza.
 
Com o futuro promissor das Cooperativas de Crédito em todo o país, o momento perfeito para você crescer profissionalmente no setor financeiro pode ser agora, garantindo uma vaga no curso de MBA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS DE CRÉDITO do Valor Humano. Matrículas abertas por tempo limitado; entre em contato e saiba mais!

FONTES: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/02/17/banco-central-cooperativas.htm  
Voltar

Rua dos Caçadores, 993 – Sala 14
89040-000 - Blumenau/SC
atendimento@valorhumanopos.com.br
Fone 47 3222-3336

� Copyright 2018 Valor Humano - Todos os direitos reservados.

Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.