• Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

NOTÍCIAS

Aprenda a mediar conflitos
20/02/2020
Em uma empresa com mais de um proprietário, um desentendimento entre sócios pode colocar tudo a perder. Os conflitos societários são a principal causa do desaparecimento de 70% das sociedades no Brasil, de acordo com pesquisa feita pela Höft Consultoria. Como é de se imaginar, a probabilidade de surgimento de desavenças é maior nas empresas com muitos sócios. Estudo da Fundação Dom Cabral mostrou que a chance de uma startup fechar as portas aumenta 1,24 vez sempre que um novo sócio passa a trabalhar em período integral no empreendimento.
 
Esse é um dos muitos cenários em que podemos trazer a mediação de conflitos como solução para evitar um destino trágico. 
 
É importante deixar claro que discordâncias são comuns e saudáveis caso suscitem conversas construtivas para a evolução do negócio. O problema começa no momento em que os sócios não querem mais dialogar para chegar ao consenso. Ou não conseguem se reunir, sem que haja ofensas ou mesmo adoção de um tom ríspido. Caso esse comportamento não mude, o desgaste do relacionamento só tende a crescer. No exemplo, com a relação entre os sócios à beira do precipício, a controvérsia pode ficar de lado ou se perder em meio a novos problemas causados pela instabilidade emocional.
 
Processo semelhante ocorre em outras desavenças como as do divórcio, por exemplo. O término de uma relação amorosa vai muito além da divisão dos bens. Há ressentimento envolvido, ainda maior nos casos de traição, o que inviabiliza o diálogo entre as partes. A situação ganha em complexidade caso haja disputa pela guarda dos filhos.
 
Os desentendimentos no direito do trabalho são também comuns. Pode haver conflito entre empregado e empregador sobre questões relacionadas ao contrato de trabalho encerrado. O primeiro exige, por exemplo, o pagamento de horas extras. Já o segundo considera que elas não sejam devidas porque o empregado exercia cargo de confiança.
 
Porém, existem técnicas de mediação de conflitos muito utilizadas para resolução de qualquer tipo de controvérsia. Elas são empregadas ao mesmo tempo pelo mediador, que recebe treinamento específico para atuar na área.
 
Além da mediação pública, vale citar que existem empresas privadas que prestam esse tipo de serviço, os mediadores são capacitados pela própria empresa para que apliquem as técnicas de mediação de conflitos no ambiente online e por meio dos canais digitais. Todo profissional pode se especializar em mediação.
 
De acordo com esta necessidade do mercado, o Valor Humano tornou "Conflitos - Mediando de Forma Inteligente e Produtiva" matéria importante na grade do curso de MBA em Gestão de Pessoas: Desenvolvimento Humano, Liderança e Bem-Estar, que já está com matrículas abertas. Para garantir sua vaga, entre em contato.
FONTES: https://www.mediacaonline.com/blog/saiba-como-funcionam-as-tecnicas-de-mediacao-de-conflitos/ 
 
Voltar

Rua dos Caçadores, 993 – Sala 14
89040-000 - Blumenau/SC
atendimento@valorhumanopos.com.br
Fone 47 3222-3336

� Copyright 2018 Valor Humano - Todos os direitos reservados.

Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.