• Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

NOTÍCIAS

O caminho para evitar ruídos e agressividade
18/02/2020
Em tempos de haters (on-line ou não), a comunicação não violenta nunca foi tão fundamental. Aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo é o desejo de todos (ou quase todos). Usando a experiência como psicólogo clínico, o norte-americano Marshall Rosenberg desenvolveu um conjunto de técnicas que aprimoram os relacionamentos pessoais e profissionais. O método transforma padrões de pensamento que conduzem a discussões em ações pacíficas.
 
O brasileiro, sempre apontado como um povo pacífico, compreensivo e acolhedor, de uns anos para cá tem mostrado outra cara, bem mais irascível. Ou seja, as pessoas se irritam com facilidade, demonstram raiva com frequência e quase sempre estão exaltadas. A postura política, a polarização de pensamentos e o partidarismo, automaticamente, são apontados como os causadores e influenciadores desse “novo” comportamento. Quando, na verdade, muitos defendem que aquela ideia do brasileiro sempre gente boa, coerente, acessível e descomplicado é que está errada. No mínimo supervalorizada. Na real, as raízes se apresentam muito mais como seres agressivos, geniosos, coléricos, esquentados, irritáveis e zangados.
 
Seja qual for a origem desse comportamento, certo é que a busca tem de ser sempre por uma convivência pacífica, com todos aprendendo a respeitar, escutar e se comunicar com o outro. A psicóloga Janaína Fidelis, especialista em psicologia positiva, bem-estar e autorrealização, destaca que a comunicação não violenta se trata de uma ferramenta eficiente para capacitar aqueles que querem se desenvolver para estabelecer a confiança mútua entre pessoas e instituições. “Ela nos ajuda a reformular a maneira pela qual nos expressamos e ouvimos os outros, uma vez que se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos em nossas interações com o outro, mesmo em condições adversas.”
 
A verdade é que a prática está se tornando divisor de águas nas relações profissionais e vem ganhando destaque. Seguindo esta tendência de sucesso, a Comunicação Não Violenta é uma matéria importante no curso de MBA em Gestão de Pessoas: Desenvolvimento Humano, Liderança e Bem-Estar do Valor Humano. Quer garantir sua vaga enquanto há tempo? Então entre em contato.
 
FONTES: https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2020/01/20/interna_bem_viver,1115461/praticar-a-comunicacao-nao-violenta-e-o-caminho-para-evitar-ruidos-e-a.shtml 
Voltar

Rua dos Caçadores, 993 – Sala 14
89040-000 - Blumenau/SC
atendimento@valorhumanopos.com.br
Fone 47 3222-3336

� Copyright 2018 Valor Humano - Todos os direitos reservados.

Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.